quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Você sabe o que são aminoácidos?

Os aminoácidos são microestruturas que, utilizados pelo organismo, contribuem de forma indispensável para a construção e manutenção de tecidos, a exemplo do tecido muscular. Parte da estrutura das proteínas, eles contribuem ainda para a formação de enzimas, anticorpos, hormônios, fornecimento de energia e também para a regulação de processos metabólicos.
Presente principalmente em fornecedores de proteínas, os aminoácidos podem ser classificados em dois grupos básicos: os aminoácidos essenciais (incapazes de serem produzidos naturalmente pelo organismo e, por isso, obtidos por meio da alimentação) e os aminoácidos não-essenciais que, em situações normais, podem ser produzidos pelo organismo.
Boas fontes de aminoácidos incluem tantos os alimentos de origem animal, quantos os de origem vegetal. Por isso, quem deseja enriquecer a dieta com esses micronutrientes, as opções incluem carne vermelha, de porco, de aves, ovos, leite, lacticínios, leguminosas (como feijão, lentilha e tremoço), cereais (como arroz, quinoa e aveia), além de frutas (apesar do teor reduzido) e das hortaliças.
Fonte: Cozinha Vapza

Nenhum comentário:

Postar um comentário